Acabar com o “dumping” salarial!

TRUCKSTOP

Primeiro passo para padrões sociais uniformes para camionistas

O objetivo são padrões sociais uniformes: O mesmo salário para o mesmo trabalho no mesmo posto. Os ministros dos transportes da UE prometem mais justiça para os condutores e as empresas de transporte, com os novos regulamentos previstos. Está anunciado o combate ao dumping social e à concorrência desleal. 

Um dos objetivos: Terminar com os problemas nos parques de estacionamento superlotados das autoestradas. Os motoristas não devem continuar a passar o período de descanso semanal na cabine. As empresas de transporte deviam ser obrigadas a pagar o alojamento aos seus motoristas. Contudo, não se trata de uma proibição absoluta de permanência na cabine: Excetuando o período de descanso semanal regular, os motoristas podem pernoitar nos seus camiões após um turno regular.

Em casa a cada quatro semanas

Viagens durante semanas a fio sem regressar a casa? Futuramente, isso deve terminar ao fim de quatro semanas: De acordo com a decisão, os motoristas profissionais só podem viajar durante, um máximo de quatro semanas seguidas de cada vez na Europa.

Alterações na cabotagem

São permitidas no máximo três viagens de cabotagem num período de sete dias. Contudo, de futuro, a cabotagem sistemática deve ser interrompida por um intervalo prescrito de cinco dias e, só depois desse período, podem ser realizadas novas viagens de cabotagem no mesmo país com o mesmo camião. Os ministros dos transportes prometem melhor controlo das regras de cabotagem através do tacógrafo inteligente, que será obrigatório a partir de 2024.

As alterações devem melhorar as condições de vida e de trabalho de aproximadamente dois milhões de motoristas profissionais europeus. Antes da entrada em vigor dos novos regulamentos, ainda é necessário encontrar um acordo com o Parlamento Europeu.