Obrigação da limpeza da neve e gelo para motoristas de camiões

TRUCKSTOP

Antes da viagem, a neve e gelo têm de ser removidos do tejadilho

As acumulações de neve e gelo sobre os tejadilho de camiões são um incómodo no inverno. Antes de iniciar a viagem, os motoristas têm de retirar as perigosas cargas sobre o tejadilho, que podem ser um risco para a segurança.

Durante o inverno, a queda de neve persistente, a chuva e os graus negativos não causam apenas perturbações nas vias. Também são afetados os oleados e tejadilhos dos camiões: Durante a viagem,, as massas de neve e placas de gelo podem cair e colocar em perigo outros automobilistas. Por isso, aplica-se o seguinte: deve efetuar-se um controlo antes de partir. O motorista deve certificar-se de que não há objetos estranhos sobre a carroçaria e o tejadilho da cabine. Se ele, por exemplo, não remover a neve e as placas de gelo, será responsável caso estas provoquem um acidente.

Eliminar as cargas perigosas sobre o tejadilho

Os postos de limpeza de neve, disponíveis nas estações de serviço e terminais de camiões, são a solução mais segura. Nos postos há plataformas de trabalho que foram concebidas especificamente para a limpeza da neve e gelo: são estáveis e têm acesso seguro, revestimento do piso antiderrapante e proteção antiqueda circundante. Para remover a neve pode ser usado um raspador ou uma vassoura.

Outra solução prática são os chamados airbags para segurança do tejadilho. Neste caso são montados sacos de ar ao centro do lado longitudinal do tejadilho com oleado. Com a ajuda da alimentação de ar própria do veículo é gerada uma inclinação que permite o deslizamento da neve e do gelo para exterior.

Se não houver disponíveis meios auxiliares técnicos deste tipo, o motorista pode subir para a área de carga e pressionar o oleado por dentro com um cabo de vassoura comprido ou tábuas laterais para soltar as cargas de neve ou placas de gelo. Há uma desvantagem: o motorista não consegue ver o tejadilho e pode não ficar liberta toda a superfície.

Simplesmente subir para o tejadilho? Isso está fora de questão. Tal como trabalhar sem segurança em cima de um escada. Mas há escadas especificamente construídas para camiões que podem ser fixadas no veículo, dando uma proteção adequada ao motorista. Elas podem ser dobradas de forma compacta e arrumadas no camião sem grande esforço.