Um automóvel completamente novo

TRUCKSTOP

A MAN arranca com o MAN CitE para a próxima geração

O MAN CitE foi apresentado em setembro do ano passado no palco da IAA. O primeiro camião elétrico, que foi desenvolvido de raiz pela MAN. O resultado foi um camião perfeito para o transporte e distribuição local e regional, urbano do futuro.

As formas do MAN CitE são notoriamente vanguardistas e pensadas ao pormenor até ao mais ínfimo detalhe. O camião tem uma construção modular, manobrável e baixa com uma cabina ergonómica para o condutor. Acionado por uma máquina elétrica com 220 kW de potência, o objetivo é que se movimente com uma eMobilidade limpa e silenciosa pelas cidades verdes de amanhã. Percorrendo, em função da utilização, um trajeto até 100 quilómetros. O local de trabalho do futuro quer oferecer ao condutor um conforto máximo e vias de trabalho curtas. Por esse motivo, a MAN criou um local de trabalho inovador com muitas novidades sofisticadas. Um grande desafio para os criadores. A missão para o MAN CitE seria criar um veículo para empresários que abastecem o comércio a retalho – para empresários que se movimentam diariamente na área urbana e têm de manusear cerca de seis toneladas de carga. “Após uma semana, era evidente para nós: construímos um automóvel completamente novo. Precisamos de tudo, mas tentamos aproveitar muitos componentes de série”, descreve Michael Führing, MAN Product Owner – eMobility Truck Project, o início do projeto MAN CitE.

Projeto ambicioso com calendário desportivo

Por trás do projeto ambicionado estão o Product Owner Michael Führing e o Developer Stefan Ludwig, assim como uma equipa ágil e Scrum – um método de trabalho que permite dominar tarefas complexas. Na prática, passa-se o seguinte: uma equipa interdisciplinar processa continuamente pacotes de trabalho, claramente definidos em chamados sprints.

Comunicação regular focada no mais importante

Um dos pontos fortes do conceito: o ambiente de trabalho aberto e transparente e o intercâmbio regular. Cada dia começa com uma breve reunião na qual são discutidas as tarefas a realizar. Numa reunião semanal mais longa são depois apresentados os resultados e definidos os conteúdos do próximo sprint. Durante cada um dos sprints pode trabalhar-se com calma. O desenvolvimento do MAN CitE demorou apenas 18 meses. Michael Führing atribui este sucesso não apenas ao Scrum: “É tão importante criar a visão certa desde o início. E deixar depois a equipa trabalhar. A equipa retribuiu em tantas situações e disse: ‘Simplesmente confiem em nós, e nós faremos o nosso trabalho’.”