Experiência limite diária

TRUCKLIFE

Para o condutor de cargas pesadas Frieder, os desafios extremos fazem parte do quotidiano.

253,8 toneladas e 68 metrostambém são dimensões típicas com que o condutor de cargas pesadas Frieder tem de lidar no seu trabalho. No caso específico desta história, tratou-se do navio de recreio MS Utting, que Frieder transportou no âmbito do seu trabalho para a empresa de transportes Spedition Kübler de Schwäbisch Hall no início de 2017, para o Ammersee na Baviera. O troço decisivo, que o veículo de plataforma rebaixada e o condutor Frieder tiveram de percorrer por via terrestre, decorreu entre o porto de carga pesada de Roth na Média Francónia e a autoestrada A96 de Lindau.

Uma equipa bem coordenada

Inquirido sobre o desafio extraordinário deste pedido, Frieder limita-se a rir. Eis a reação de quem pode confiar nas suas capacidades e olhar para 30 anos de experiência profissional, bem como para uma equipa fixa que planeia e realiza de forma profissional este tipo de transportes especiais e de cargas pesadas. Pedidos como o do MS Utting fazem parte das operações diárias da empresa de transportes Spedition Kübler. Também foi esta empresa que transportou o vaivém espacial russo Buran e o Concorde francês. Isto apenas é possível com uma equipa bem coordenada e um condutor experiente, o qual, além da carta de condução de categoria 2 e de uma cabeça fria, também tem de possuir os conhecimentos técnicos necessários. Os conhecimentos teóricos são transmitidos em formações regulares. O resto é prática: em especial a capacidade de previsão, sensibilidade e a avaliação acertada da viabilidade do pedido de transporte. Para este efeito, antes do transporte do MS Utting, Frieder percorreu muitos quilómetros de carro. Isto permitiu desenvolver soluções correspondentes para os possíveis obstáculos.

De Nuremberga para Munique

Embora isto à primeira vista não pareça ser um desafio, tal requer experiência: “Na realidade tivemos de encontrar uma solução para o túnel de Etterschlag para a saída da autoestrada de Inning”, relata Frieder. “Os transportes especiais e de cargas pesadas são um trabalho de precisão. O túnel era demasiado estreito para passar. Foi possível ganhar 30 centímetros adicionais através da remoção, de ambos os lados, dos sinais das vias de evacuação. Como o camião e o casco do navio mediam 68 metros e, assim, eram demasiado compridos, na saída de Inning optámos simplesmente por usar a saída da autoestrada. Tudo sobre o olhar atento das forças da autoridade. Além de uma equipa móvel de auxiliares para a estrada, o transporte da Kübler foi sempre acompanhado pela polícia.”

Teoria e prática

“Escolhemos o trajeto e submetemos o pedido junto da autoridade de trânsito competente”, explica Frieder o procedimento. “É claro que neste tipo de transporte não podem ocorrer erros, além de força maior. Não estamos protegidos contra o mau tempo, um acidente ou veículos mal estacionados. Mas é importante que neste tipo de situações imprevistas se mantenha a calma e a cabeça fria.” E de se focar no essencial: “Antes da viagem imaginei como o MS Utting começava a operar no Ammersee e que isto permitiria a muitas pessoas um bom tempo de lazer.”

Apelo:

És como o Frieder? 

As histórias extremas são para ser contadas e nós queremos ouvi-las! E quais outras pessoas as poderiam relatar, se não tu enquanto condutor profissional.

Tu percorres todos os dias as estradas da Europa e enfrentas os desafios mais difíceis. Andamos à procura de histórias extraordinárias, engraçadas e emocionantes que experiencias-te com o teu camião. Claro que também ficamos contentes pela tuas fotos originais. 

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